quinta-feira, 5 de abril de 2007

"como ajudar um amigo"



Perguntas & Respostas

" amigos meus, são pessoas normais trabalham e estudam, mas costumam usar drogas nas baladas. Dizem que não faz mal, pois usam só às vezes (na noites no final de semana) e em pequena quantidade Gostaria de poder alertá-los sobre os perigos do uso de drogas. Podem me ajudar?
Negar a existência do problema é comum entre usuários abusivos de álcool e outras drogas. Quando somos jovens achamos que sempre temos controle sobre a situação e de que não corremos riscos. É aquela história: "isto só acontece com os outros... comigo não!". Usar drogas pode ser compreendido como viver novas experiências, desafiar a vida e a sociedade, e provar que se é forte, valente e melhor que os outros. No entanto, sempre há riscos consumindo drogas.
Você tem toda razão: não é por que seus amigos usam drogas que você precisa usar. No início seus amigos podem achar você meio bobo (a) ou careta por não usar. O importante é você não se achar assim: acredite em você, no seu jeito de ser e nas suas qualidades. Você não é melhor ou pior do que eles por usar ou não uma droga. Melhores, estes sim, são aqueles que sabem conviver com as diferenças.
O que você pode fazer? A primeira dica que podemos dar a você é a de procurar se colocar de maneira neutra, ou seja, por mais que você seja contra o uso de drogas, é ter com eles conversas amigáveis ao invés de brigar ou acusá-los por usarem drogas. Conversar abertamente é ter um momento de troca de opiniões, sentimentos e informações e não para impor o que acreditamos ser bom ou ruim. Ninguém gosta de estar errado. Acusações suscitam defesas. Quanto mais eu tentar provar que alguém está errado, mais ele se defenderá e dirá que está certo, se convencendo ainda mais disso. Não estamos querendo dizer que você deve fingir que está tudo bem ou agir como se nada estivesse acontecendo. Você pode informar os riscos que eles correm ao usar drogas (será que eles sabem de fato?), e ouvir quais os motivos deles para as consumirem.
Veja algumas perguntas que você pode fazer aos seus amigos para que pensem a relação deles com as drogas:
O que os faz gostar de usar drogas?
Se não usassem, o que aconteceria? A balada seria ruim?
O que vocês julgam ser importante na vida?
O que vocês esperam alcançar? De que maneira as drogas os ajudam? De que maneira as drogas atrapalham vocês no alcance de seus objetivos?
O que vai acontecer se vocês pararem de usar drogas?
O que vai acontecer se vocês não pararem de usar drogas?
Se vocês decidissem parar, acham que seriam capazes?
Quais são seus medos em relação às drogas?
Quais são seus medos em relação a parar com as drogas? O que vocês perderiam? O que teriam que mudar?

Nenhum comentário: