sexta-feira, 30 de março de 2012




http://mediacenter.clicrbs.com.br/rbstvsc-player/47/player/244872/cacau-menezes-27-03-2012/2/index.htm

quarta-feira, 28 de março de 2012

Como é que você reage às quedas que sofre na vida?

Como é que você reage às quedas que sofre na vida? 
Como é que você administra os fracassos? 
Não há receitas mágicas que nos façam vencer os obstáculos. 
Mas ouso dizer que há um jeito interessante de olhar para as quedas que sofremos. 
É só não permitir que elas sejam definitivas. 
É só não perder de vista a primavera que o outono prepara.

terça-feira, 27 de março de 2012

O que importa é como utilizamos o que temos e somos


O que importa é como utilizamos o que temos e somos

Não importa o quanto representemos em relação aos outros, se somos maiores ou menores, se temos mais ou menos condições que os demais. Para o Senhor o que realmente importa é como utilizamos o que temos, ou seja, nossa capacidade de doar tempo, dedicação, sorriso sincero, vontade de fazer o melhor possível e satisfazer à necessidade alheia.
Jesus passou por esta vida fazendo o bem a todos, a ponto de ser profundamente questionado em todas as Suas atitudes e comportamentos; mas nem por isso deixou que os julgamentos humanos determinassem o motivo do Seu agir. Isso significa que devemos seguir os passos de Cristo, porque: “Conosco está o Senhor do universo” (Sl 45).
Jesus, ensina-nos a agir como o Senhor em todas as situações.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

Quando devemos falar com Deus?


Quando devemos falar com Deus?

Deus fala conosco em qualquer lugar em que estejamos e nós também podemos falar com Ele de qualquer lugar. Sempre e em todo momento a hora é oportuna para elevarmos o nosso coração ao Senhor: na alegria, na tristeza, nas vitórias, nas quedas, na abundância, na penúria, na saúde, na doença…
O Senhor é o “Deus Conosco” sempre e com Ele sempre podemos contar. Muitas vezes, as pessoas por quem temos uma enorme consideração nos deixam na mão nos momentos em que mais precisamos delas, mas com o Todo-poderoso é diferente.
“Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estás gravada na palama da minha mão” (Is 49, 15-16a).
Mantenhamos hoje, ao longo de todo este dia, o nosso coração unido a Deus Pai e recorramos a Ele em todos os momentos.

Por que sempre culpo o outro?


Parece incrível, mas há muita gente que passa grande parte de sua existência procurando achar um culpado para suas questões existenciais e práticas com relação às coisas que não deram certo.

Atenção, porque isso pode acontecer sem que você perceba e lhe causar grandes males, como a ausência de sentido para viver, a perda da noção de suas qualidades, falta de alegria e força.

É preciso, então, reagir, fugir da "plateia" e recuperar o seu lugar no palco, vivendo o seu próprio personagem no show mais lindo do mundo: a sua própria vida!

domingo, 25 de março de 2012

Confie........

'Confie........ As coisas acontecem na hora certa. As coisas acontecem exatamente quando devem acontecer!Momentos felizes, louve a Deus. Momentos difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos, adore a Deus. Momentos dolorosos, confie em Deus. Cada momento, agradeça a Deus.' 

Quando será a próxima Corrida?


Quando será a próxima Corrida? 


Você venceu! 
Você chegou onde queria. 

Se lembra quando lhe disseram que a parada iria ser dura? 

Muitos nem tentaram. 
Muitos desistiram. 
Muitos desanimaram. 
Muitos falaram que não valia a pena. 
Mas você chegou onde queria. 

Foi difícil, a pista estava escorregadia. 

Quantas pedras no meio do caminho. 

Não eram todos que aplaudiam. Alguns o olhavam com olhar de descrença, diziam: - Coitado, é um sonhador. 

Bolhas nos pés, tênis apertado, o suor escorrendo pelo rosto, a ladeira íngreme, e o dramático instante da dúvida: paro ou continuo? 

Uma decisão apenas sua. 

Havia ainda um longo caminho pela frente, 
e havia mais curvas do que retas. 

Alguém o animou - Força, cara. 

Alguém o provocou - E agora, cara? 

Alguém tripudiou - Larga disso, cara. 


Lembra?,

você teve uma enorme vontade de ir embora, de pegar suas coisas e dizer - Tchau mesmo, quero que tudo se lixe, pra mim chega, já dei minha cota, não tem mais jeito - e virar as costas à luta, à incompreensão, ao sacrifício. 

Talvez tenha diminuído o tamanho do passo, porque ninguém é de pedra e o coração da gente não pode ser medido com trena e compasso. Mas você não parou porque sabia que no meio da multidão havia um recado mudo aguardando a sua decisão. 

De sua decisão dependia a esperança de gente que você nem conhecia. Então você tomou um fôlego, abriu o peito, e com os pés no chão e os olhos lá na frente, mandou ver. 

Não importava tanto a colocação. Você lutava para construir a sua parte no edifício do destino. E foi seguindo. Sem perceber, arrastou com seu exemplo muitos que pensavam em ficar no meio do caminho. 

E você venceu. Você chegou onde queria. Ou você não venceu. Você não chegou onde queria. As coisas não deram certo, você tropeçou, havia um buraco, e outro buraco, e mais um buraco no chão feito de armadilha. 

Você caiu, rolou, ah, houve gente que riu! Alguém vaiou. Você não venceu. Você não chegou onde queria. Esfolou a pele, abriu ferida, em vez de estrelas o cobriu um manto cravejado de ridículo. 

O suor de seu rosto foi em vão. Em vão seus músculos latejaram. Tudo em vão. Apanhe seu embornal de mágoa, fique de mal com o mundo, abandone a pista. Você teve a tentação. 

Mas na multidão alguém esperava seu gesto de conquista. Vamos, rapaz, esfregue a perna. Levante os ombros. Não deixe que se apague o brilho dos seus olhos. Escute o bater abafado do coração que insiste. Você está vivo, e não está vivo à toa. 

Você se levantou, se lembra?, e a vaia lhe soou como sinfonia. Recomeçou a corrida e quando, por fim, você chegou - não em primeiro, como sonhava - mas chegou, o suor de seu rosto parecia purpurina. 

Todos pensavam que você estivesse satisfeito por haver chegado. Então você recolheu os retalhos de suas forças e perguntou: 

- Quando é que vamos disputar a próxima corrida? 

E foi neste momento que você venceu e chegou onde queria. 
. "Faça todo o bem que puder
Por todos os meios que puder
De todas as maneiras que puder
Em todos os lugares que puder
Todas as horas que puder
Para todas as pessoas que puder
Enquanto você puder." 

Só a vida ensina a viver.

Só a vida ensina a viver. 
É preciso a gente ver primeiro tudo o que a vida tem de mau e sórdido para depois podermos descobrir o que ela tem de belo e de bom, de profundamente bom." 

LOJA DE DEUS!!!


LOJA DE DEUS!!!

Loja de Deus

Entrei e vi um Anjo no balcão.

Maravilhado, disse-lhe:

- Santo Anjo do Senhor, o que vendes ?

Respondeu-me:

- Todos os dons de Deus.

Perguntei:

- Custa muito?

Respondeu-me:

- Não, é tudo de graça.

Contemplei a loja e vi jarros com sabedoria, vidros com fé, pacotes com esperança, caixinhas com salvação, potes com amor. Tomei coragem e pedi:

- Por favor, Santo Anjo, quero muito amor, todo o perdão, um vidro de fé, bastante felicidade e salvação eterna para mim e para minha família também.

Então o Anjo do Senhor preparou-me um pequeno embrulho, tão pequeno, que cabia na palma da minha mão. Maravilhado, mais uma vez, disse-lhe:

- É possível tudo estar aqui ?

O Anjo respondeu-me sorrindo:

- Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos. Apenas sementes.

Qual é a minha maior falha?

quero apenas refletir sobre o bem que nós deixamos de fazer.

Quero falar sobre o bem que podemos praticar, mas, hesitamos, deixamos para depois e, assim, não somos bons como deveríamos ser. Quero pensar no bem que sei poder fazer, mas não o faço por egoísmo, orgulho, preguiça, julgamentos...

Penso, portanto, ser um grande mal, – talvez um dos maiores –, o não fazer o bem que posso e sei que devo praticá-lo.

Deus tenha misericórdia de nós! 

Deus não constrói sobre escombros!


Deus não constrói sobre escombros!

Lembre-se de que Deus é incrivelmente inovador. Sua alegria é fazer 'novas todas as coisas'. Jamais esqueça, porém, que para o nosso bem, muitas vezes, o Senhor 'nos desmonta' até o alicerce, para que possa começar uma nova obra em nós. Por isso, se você perceber que isso está acontecendo com você, ou seja, que sua vida está sendo revirada, não tenha medo e aceite: é Deus com Seu 'velho hábito' de fazer 'novas todas as coisas'.

Aguente firme e coragem!

Por que tão facilmente me perturbo?


Por que tão facilmente me perturbo?

Vivemos num mundo que nos exige muito, e mais forte ainda é a maré que nos deseja levar para que aparentemos o que não somos e sejamos sempre pessoas repletas de afazeres e sucessos.

Muito provavelmente, andamos, você e eu, mais preocupados com o que fazer, quando o mais importante seria focar a pessoa que desejamos ser.

Portanto, experimente hoje traçar uma meta acerca da pessoa que você busca ser. Esqueça as coisas a fazer e as pessoas; fixe-se na meta de sua existência! Será um treinamento. Medite e descubra a pessoa que você é, trace metas.

Verá que muita perturbação desaparecerá! Quando puder, conte-me seus progressos!

quinta-feira, 8 de março de 2012

NOITE ESCURA


Há momentos em que você pensa em desistir, jogar tudo pra o ar, esquecer-se de tudo o que viveu, passando a acreditar que sua felicidade não foi construída em chão sólido, mas sobre a areia. A sensação é de que um simples jorrar d’água fará com que tudo se afunde!
Nesses momentos, um sorriso não basta e uma história impressionante não te satisfaz. Você busca por testemunhos e por experiências de vida que sejam impactantes o suficiente para talvez te impulsionar. Tudo o que é dor e corte permanece exposto, não cicatrizou. Você procura por lugares para onde fugir.
Vai dizer São João da Cruz, que este momento se chama: “Noite escura da alma”.
“É o momento em que a alma passeia pela escuridão. Significa a ausência de tudo, são trevas, caos, onde nos sentimos sozinhos, confusos, e o que é pior, nos sentimos abandonados por Deus. É a fase em que enxergamos somente as derrotas.” (Márcia A Bezerra)
É um período de provação, tempo sofrido. Segundo São João da Cruz, a noite escura consiste na mortificação dos sentidos e do espírito, por isso que produz abatimento, esgotamento mental e fadiga. Porém, esse processo é o que dá origem ao homem novo!
Muitas de nossas crises emocionais ou qualquer que seja a situação de dor são causadas por nossa falta de fé. Exigimos sempre provas concretas de que estamos certos, meios que fortaleçam a nossa fé. É aí que percebemos o quanto somos como Tomé: precisamos ver! Queremos uma mudança, um exemplo, um manifesto radical, algo que comprove que estamos corretos.
Já é de se esperar que passemos por tais momentos em tempo de Quaresma.
Quaresma exige conversão e renúncia. É tempo propício para morrermos pra nós mesmos. Jesus nos ensina que antes de segui-lo devemos nos renunciar. Renunciar-nos é o mesmo que morrer para o nosso querer e querer somente o que seja da vontade de Deus. Tarefa difícil!
De fato, não existe nenhum outro lugar onde possamos encontrar a Deus que não seja aquele onde encontramos a nós mesmos. Essa é uma verdade que se aplica tanto aos santos, como São João da Cruz, quanto a cada um de nós, que vivencia contradições, crises e incredulidades, mas que possui o direito de vencer e alcançar a graça da santidade.
“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor, e Meu Deus! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20, 24-29)
Mesmo quando Tomé duvidou, diante de sua incredulidade, Jesus se apresentou a ele e pediu que o tocasse para então crer. Isso é o que o Cristo faz conosco todos os dias quando na Santa Missa nos permite comungar de seu próprio Corpo e sentir tamanho amor.
Ainda que deixemos que nossa falta de fé nos invada e que nossos problemas pareçam maiores, Deus se aproxima! Nossa Majestade se ausenta de seu palácio e visita nosso coração.
Que nossas noites escuras sejam observadas como possibilidade de verdadeiro crescimento. Que saibamos vencer nossas crises e vivenciar provações na certeza de que não estamos sozinhos. Não sejamos incrédulos.
É Tempo de conversão.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sinto-me em grande fraqueza! Como prosseguir?


Sinto-me em grande fraqueza! Como prosseguir?

Nada de medo! 
Valha-se de suas fraquezas para "ajoelhar-se"! Literalmente você pode rezar mais e, melhor ainda, valendo-se do que é fraco em você, tranforme esta experiência em crescimento na vida de oração.

Na verdade, nossa fraqueza será sempre nosso "segredo" para que nos aproximemos com maior rapidez do coração de Nosso Senhor.

Por isso, quem se sente fraco, de fato, é mais forte. Tudo depende do que você decide fazer agora!

Decisões, tempos e pessoas

Nas decisões que envolvem sua vida, jamais decida sozinho! 
Tenha ao lado alguém que o conheça a fundo, o ame verdadeiramente e deseje o seu bem. Nunca decida em tempo de crise! 
Quando decidimos em crise, a chance de cometermos um erro é enorme. Não escute a todos! Se é tempo de decisão, fale com as pessoas certas. 

Se quiser ter absoluta certeza de como decidir, visite muitas vezes o Santíssimo Sacramento!

Estarei rezando por você!

Por favor, medite sobre isso!

Já não sei mais o que fazer! Tem saída para mim?

É claro que tem saída para você!

Entretanto, uma vez que as circunstâncias são difíceis, experimente valer-se somente da força da oração e do valor do conselho. 
Reze, aprenda a esperar e aconselhe-se com quem você sabe que pode ajudá-lo e escutá-lo para crescer.

Fazer alguma coisa além disso, é um outro assunto que nada tem a ver com o que estamos tratando aqui!

Problema sem solução...Ainda posso fazer alguma coisa?

É possível que você tenha feito tudo o que deveria fazer, sim! 
Mas também é provável que você ainda não tenha contado com o tempo. 
Somente o tempo tem habilidade para alicerçar decisões, equilibrar temperamentos e sanar emoções. 

Portanto, após ter feito tudo, não se apresse! Deixe o tempo fazer o "acabamento" e sinalizar que, de fato, tudo já foi feito.

Paciência, paciência e paciência!

Pode o mal entrar em minha vida?

Pode sim, mas tudo está sob o controle de Nosso Senhor! 
Para a nossa parte, ensina-nos o apóstolo São Paulo que o mal vive de oportunidades e ruge em torno de nós como um leão para nos devorar.

Isso me sinaliza que eu não vou dar conta sozinho e, portanto, preciso de ajuda competente ao meu lado, e que oportunidades são, na prática, palavras, gestos, decisões, pensamentos, conversas e o modo como gasto meu tempo.

Por isso, se precisar de ajuda não adie. Grite!

Qual o maior mal?


Qual o maior mal?

É superdifícil responder... 
Entretanto, aproveito a pergunta para meditar sobre o bem que a gente poderia fazer e não faz. 
É quando somos mestres em complicar o que poderia ser mais simples: fazer cara feia quando nada custaria um sorriso; dar uma mão e não fazer simplesmente nada, em nome de um egoísmo encruado ou coisa parecida.

Entendeu? Grande mal - se não for o maior - é deixar de fazer o bem que a gente sabe que pode fazer e não o faz!