terça-feira, 7 de agosto de 2007

Voçê acredita que de um mal possa vir um bem.?

Tenho refletido esses dias, o quanto temos que estar em Deus, mergulhados na intimidade, e por essa intimidade adquirirmos assim a visão espiritual dos fatos e acontecimentos do dia a dia, sabendo que a sabedoria e a providência de Deus regem tudo.

As perdas, os sofrimentos, os acontecimentos, as tribulações, as vitórias, as alegrias, e tudo o que acontece debaixo do céu, estão sob a mão poderosa de Deus. O autor do Eclesiastes magistralmente nos diz: “Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e de arrancar o que se plantou; tempo de matar e de curar; tempo de destruir e tempo de construir; tempo de chorar e tempo de sorrir; tempo de lamentar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e de as ajuntar; tempo de abraçar e tempo de se afastar dos abraços; tempo de procurar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo calar e tempo de falar; tempo de amor e tempo de ódio; tempo de guerra e tempo de paz”. (Ecle 3, 1-8).

E como é complicado entender o tempo de Deus, como é complicado esperar, como é complicado não ver as coisas acontecendo na hora que queremos. Corremos o risco de abandonarmos a Deus ou pensarmos que Ele nos abandonou se não nos colocarmos debaixo de sua mão poderosa, se não tomarmos posse na fé, de que Ele rege todas as coisas, e que estamos sob a “Divina Providência”. Diz Jesus no Evangelho: “Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão contados” (Mt 10, 30), ou seja, tudo está sob a regência de Deus.

Fico pensando em José do Egito (a história completa desse grande homem de Deus está em Gn 37-50), que foi vendido como escravo por seus irmãos por causa do ciúme e da inveja, acorrentado, humilhado, ele não tirou os olhos de Deus, em quem tinha depositado toda a sua confiança. José na tribulação confiou e esperou o tempo de Deus, e tudo o que José fazia era abençoado, prosperava. Aqueles que o compraram de seus irmãos perceberam que ele era uma fonte de prosperidade e o venderam para um grande oficial de Faraó, rei do Egito, e tudo o que esse homem deu nas mãos de José, prosperou, foi abençoado. Um dia a esposa desse oficial se encantou com José e quis ter um caso com ele, porém, fiel ao seu dono, ele não aceitou; ela tentou, tentou, tentou e não conseguiu, e na última tentativa e recusa de José, ela grita e o acusa de ter tentado agarrá-la à força, e José é colocado na prisão sem ter culpa nenhuma. José não teria todos os motivos para blasfemar contra Deus? José não teria todos os motivos de querer tirar a própria vida, desistindo de viver? Tinha sido rejeitado pelos irmãos, vendido como escravo, e agora estava numa prisão sem ter culpa. Mais José entendia e tinha paciência de esperar o tempo de Deus, porque ele tinha os seus olhos fixos no Senhor, e não colocou seus problemas acima de Deus, e nem os colocou maiores que Deus. Deus era o tudo da vida de José, a mão poderosa de Deus regia a vida de José.

Na prisão José conheceu dois empregados da casa de Faraó, o chefe dos padeiros e o chefe dos copeiros, e interpretou um sonho que os mesmos tiveram, dizendo que os chefes dos padeiros seria morto pelo Faraó, e ao chefe dos copeiros que o emprego dele seria restituído em três dias, e pediu que ele se lembrasse de falar dele (José) ao Faraó. E tudo aconteceu da forma que José relatara, porém, o chefe dos copeiros se esqueceu dele, e passaram-se dois anos, e os olhos de José continuaram em Deus, o Deus da sua vida, que alimentava a sua esperança. Até que o Faraó teve um sonho e ninguém no reino soube interpretá-lo, quando o chefe dos copeiros se lembrou de José, e o rei mandou chamá-lo e ele trouxe a interpretação do sonho, e o Faraó o constituiu vice-rei. Será que você teria a paciência de esperar o tempo de Deus, como José teve? Por que vivemos num mundo do imediato, e caímos na tentação de acharmos que mandamos em Deus, que Ele tem que fazer as coisas na hora que pensamos que Ele deve fazer. José soube esperar o tempo de Deus, tinha os seus olhos fixos no Senhor da sua vida, e soube viver a espera: “Quem espera, ganha muito de Deus”.

A interpretação do sonho foi correta e veio uma grande fome sobre a terra naquela época, e José tinha enchido os reservatórios do Egito, e vendia comida para todos, até que os seus irmãos vieram até ele pedir ajuda, e o homem de visão espiritual depois de se revelar como o irmão que eles tinham vendido, proclama: “Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Entretanto, não vos aflijais, nem vos atormenteis, por me terdes vendido a este país. Por que foi para a vossa salvação que Deus me mandou adiante de vós para o Egito”. (Gn 45, 4-5). Sem visão espiritual José teria mandado prender seus irmãos e os feito seus escravos, porém, por ter passado a vida toda com os olhos fixos em Deus, e acreditando que tudo estava sob a mão poderosa de Deus, ele conseguiu enxergar diferente aquilo que viveu, e não guardou mágoa e nem ressentimento dos seus irmãos, mais entendeu os planos de Deus. Tenho certeza que José sempre se questionou no coração: para que estou vivendo isso? E não por que estou vivendo isso. O para que tem um outro sentido. Mude sua pergunta diante do sofrimento, da humilhação, da doença, da tribulação, da dificuldade financeira, dos problemas familiares, pois com certeza, você vai achar a resposta como José encontrou: “Por que foi para a vossa salvação que Deus me mandou adiante de vós para o Egito”. Olhe somente para Deus, para o alto, que é onde podemos achar respostas, pois a resposta não está em pessoas, em coisas, no dinheiro, em lugar nenhum a não ser em Deus.

Quando o pai de José morreu, seus irmãos ficaram com medo dele se rebelar contra eles pelo que fizeram, e foram até José dizendo que iriam ser seus servos e que o pai tinha pedido para perdoar-lhes, e mais uma vez José provou em quem ele tinha colocado sua confiança e de onde vinha a sua força: “Vós pensastes fazer o mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente”. (Gn 50, 20).

Antes de se entregar as murmurações e reclamações contra Deus, antes de se entregar à tristeza profunda que vai te levar a uma depressão, antes de abandonar a sua fé e a Deus, antes de querer tirar a sua própria vida por causas das situações difíceis, antes de desanimar, desistir de continuar lutando, tente colocar os seus olhos fixos no Senhor, mudar seu questionamento de por que em para que, e compreenda que a mão poderosa de Deus está sobre tudo, e que Ele pode desse aparente mal, fazer um grande bem. Creia nisso, foi assim que José viveu uma vida feliz e abençoada. Mude sua visão! Deus é por você! Creia!!!

Nenhum comentário: