domingo, 5 de agosto de 2007

O QUE É O MAL ????





Paulo VI afirma que o demônio não é somente uma ausência do bem, mas é uma eficiência, uma força, um ser eficiente. Então tentando entender todo esse processo de dessacralização, que nós vivemos, uma das grandes táticas do inimigo de Deus foi o fato de hoje haver uma enorme difusão de idéias de que ele não existe.


O demônio é um ser mimético, ou seja, assim como o camaleão, ele muda de acordo com a situação em que se encontra. E, para ele, não há coisa melhor do que atuar em um mundo que acha que ele não existe e que não passa de um mito. Na nossa descrença, ele vai atuando.



Mas, concretamente, quais são as armas contra o maligno? Primeiramente é viver na graça de Deus. É viver o abandono em Deus. Homens e mulheres que vivem por uma ação divina. Depois outras armas são os exercícios de ascese (penitências, mortificações, jejum e vida de oração). Uma espiritualidade militante de um cristão que não somente vive na “defensiva”, mas parte para o “contra-ataque”. E, por fim, fazer o bem. A prática do amor nos associa à natureza divina. O amor é a grande força.”

Nenhum comentário: