terça-feira, 20 de março de 2007

lições em forma de parabolas

A língua e os dentesO abade de um mosteiro estava à beira da morte. Um de seus monges, que lhe tinha grande devoção, sentado à beira de seu leito, questionava o mestre:– "Não teria o senhor algum segredo de santidade e vida para me ensinar?"O abade, então, com dificuldade e sua costumeira sinceridade, abriu a boca e ordenou que o jovem monge olhasse lá dentro. O monge achou que o abade estava variando. “Coitado”, pensou, “deve estar surdo ou não compreende mais o sentido das palavras”.Então, repetiu, falando alto e próximo ao ouvido do mestre:– "Eu disse se o senhor não tem nenhum segredo de santidade e vida para me ensinar?"– "Então, filho – respondeu o agonizante –, estou lhe pedindo para que olhe dentro de minha boca" – e abriu o bocão para o pobre monge.– "O que você está vendo aí dentro, meu filho?"– "Não vejo nada, mestre!"– "Tem certeza, filho?"– "Olhe com mais atenção, filho. Você não está vendo minha língua?"– "Ah, sim, vejo sua língua..."– "E o que mais?"– "Não vejo mais nada."– "Tem certeza? E os meus dentes, você consegue vê-los?"“Coitado!”, pensou o monge..., “está mesmo delirando.”– "Mestre, já faz muitos anos que o senhor não tem mais dentes..."– "Então, filho, preste atenção neste ensinamento: a língua é feita de carne e músculos, aliás músculos muito frágeis. Os dentes são estruturas mineralizadas, muito fortes, mas se acabam e caem primeiro, porque são duros. A língua é mole e flexível. Ela aprende a se adaptar... mas é firme naquilo de que necessita. Assim também, meu filho, a pessoa que tem o coração duro, diante dos problemas da vida, é a primeira a cair. Aprenda a ser flexível diante de Deus. Ele quer lhe dar um coração de carne, e não um coração de pedra, mineralizado como os dentes...".: Padre Léo participa do Programa Sorrindo pra vida de 04/05/06
Padre Léo, SCJ

Nenhum comentário: